Conheça Poço Redondo em Sergipe

Bem vindo(a) à Poço Redondo, município do Estado de Sergipe. Localizado a 172 km da capital Aracaju, na microrregião sergipana, tem a uma altitude de 188 metros onde se encontra a nascente do Rio Sergipe e possui pontos elevados como a  Serra Negra que alcança mais de 742 metros de altitude.

Vista da Cidade de Poco Redondo. Foto por divulgacao.
Vista da Cidade de Poço Redondo. Foto por divulgação.

A colonização do território começou entre o final do século XVII e o início do século XVIII.  Em 1902, Manuel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Poço de Cima, transferindo-a, logo depois, para uma região a um quilômetro de distância. Outros habitantes foram atraídos para a região, que passou a ser chamada de “Poço Redondo”, pois o local era semicirculado pelo riacho Jacaré. A instalação ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado à sede do Município.

Praca central do municipio de Poco Redondo. Foto por divulgacao.
Praça central do município de Poço Redondo. Foto por divulgação.

Segundo dados do Censo de 2010 do IBGE, o município de Poço Redondo possui uma população de 30.880. Estima-se que em 2020 a população tenha atingido 35.122 habitantes. 

O distrito de Santa Rosa do Ermirio no município de Poço Redondo é produtor de leite sendo sua principal fonte de renda de 90% das famílias, e a produção abastece grandes fábricas de laticínios, como a Natville, Sabe Alimentos e Betânia, além de inúmeras fabriquetas. Santa Rosa do Ermírio é responsável por produzir, aproximadamente, 120 mil litros de leite/dia. Sua produção artesanal é bastante variada, incluindo o tradicional bordado “redendê”, a escultura em madeira e o trançado com fibras de caroá. Mas é o bordado de Sítios Novos, distrito do município, que se destaca pelo substantivo número de pessoas envolvidas: pelo menos 120 mulheres se dedicam a essa arte.

Tradicional bordado redende. Foto por divulgacao.
Tradicional bordado “redendê”. Foto por divulgação.
Tradicional bordado
Tradicional bordado “redendê”. Foto por divulgação.

Assista o vídeo Municípios e sua economia – Poço Redondo para conhecer um pouco mais sobre a economia de Poço Redondo.

Poço Redondo é lembrado pelo lugar onde o Cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi morto na Fazenda Angicos, no local conhecido como Grota de Angicos. O Município também é conhecido por suas belezas naturais e atrações turísticas, bem como os povoados ribeirinhos de Curralinho, Bom Sucesso e Cajueiro. Suas manifestações populares, como a “Cavalhada”, são conhecidas em toda a região.

Praca Lampiao.
Praça Lampião. Foto: Glauco Araújo.
Grota de Angicos. Foto por divulgacao.
Grota de Angicos. Foto por divulgação.

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Abrir chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
FOTOS