Conheça Pirambu em Sergipe

Bem vindo(a) à Pirambu, município localizado no leste de Sergipe, na faixa litorânea (litoral norte) do estado. O acesso ao município a partir de Aracaju, é feito pela Ponte Construtor João Alves (Aracaju/Barra dos Coqueiros) seguindo pela rodovia SE-100, em um percurso de cerca de 30 quilômetros de dunas, praias e manguezais. Os habitantes se chamam pirambuenses. O município se estende por 205,9 km² e contava com 9 280 habitantes no censo de 2010. A densidade demográfica é de 45,1 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de JaparatubaGeneral Maynard e Pacatuba, Pirambu se situa a 27 km a Sul-Leste de Capela a maior cidade nos arredores.

Praia de Pirambu Pirambu Sergipe.
Praia de Pirambu, Pirambu, Sergipe. Foto: Rogerio Brandão.

O relevo é representado por planícies litorâneas (dunas, várzeas e baixios pantanosos); tabuleiros costeiros e colinas. Sua vegetação varia da higrófila e manguezalrestingacapoeiracaatingacerradocampos limpos e sujos. O município está inserido na bacia hidrográfica do rio Japaratuba, que é o principal rio do município, tendo ainda os rios Sapucaia e Aningas (formam a bacia costeira do Sapucaia), Brito, Poxim e Papagaio em seu território. Destacam-se ainda as lagoas, como a de Pirambu, Catu, Camurupim, Titaras, Redonda, lagoa Grande (localizada no povoado Santa Isabel, atualmente Seca mais com as chuvas do inverno está voltando a sua natural formação, também é a segunda maior lagoa de Sergipe) e a do Sangradouro (Rio Sapucaia), a maior lagoa de Sergipe, desaguando no Oceano Atlântico, no povoado Lagoa Redonda.

Para algumas fontes, a nomenclatura do município vem de um peixe comum na região (o pirambu), para outras vem do nome de um chefe indígena que habitou a antiga povoação. A povoação chamada inicialmente de “Ilha” passou a ser habitada por pescadores no início do século XX, que praticavam a pesca de subsistência nos rios PomongaJaparatuba e no Oceano Atlântico, além da caça e agricultura. O comércio era baseado no escambo e as moradias eram feitas de palha. Em 1911 foi instalada uma casa comercial e fundada a colônia de pescadores. Em 1912 a povoação passou à condição de vila, onde foi construída a igreja em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Em 1934 com a emancipação de Japaratuba de Capela, Pirambu subiu à condição de povoado. Na década de 60 do século XX, um grupo de lideranças locais iniciou um movimento de emancipação política de Pirambu. João Dória do Nascimento, vereador de Japaratuba; Manuel Amaral Lemos, produtor rural; Abelardo do Nascimento e José Lauro Ferreira, pescadores; e Xavier dos Santos encabeçavam o movimento. Em 26 de novembro de 1963 foi sancionada o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Nivaldo Santos, que elevava o povoado à categoria de município com a denominação de Pirambu, desmembrado de Japaratuba. Com a popularidade, o vereador japaratubense João Dória do Nascimento foi eleito o primeiro prefeito de Pirambu, tomando posse em agosto de 1965.

As receitas municipais provêm da agricultura (cultivo do coco, mandioca, manga e milho); da pecuária de bovinos, equinos e ovinos; da avicultura de galináceos; da atividade pesqueira de camarões e pescados diversos; e da mineração dos depósitos de sal-gema, potássio, magnésio, turfa, petróleo, além da extração de barro no povoado Aguilhadas. Por causa das praias, o turismo também é uma fonte de renda. A atividade pesqueira é de grande importância para o município; destacando-se a pesca do camarão em redes de arrasto, varrendo todo o litoral sergipano. Pirambu é um dos maiores centros de pesca semi-industrial de Sergipe, sua produção é exportada a outros municípios sergipanos e a outros estados. São modestos na região tanto o comércio (representado por lojas de materiais de construção, gêneros alimentícios e de vestuário), como a indústria (representada pelas duas fábricas de gelo, confecção de tecidos em associação do povoado Marimbondo e no projeto TAMAR, e pela fábrica de polpa de fruta na sede).

Soltura de Tartarugas. Projeto Tamar Pirambu.
Soltura de Tartarugas. Projeto Tamar, Pirambu. Foto: Rogerio Brandão.

Quem pensa que Pirambu é apenas uma praia do litoral norte de Sergipe está completamente enganado. Na região do povoado Lagoa Redonda, a paisagem revela um Pirambú pouco explorado turisticamente, mas de encher os olhos, com sequências de dunas e muito banho de cachoeira, rios e lagoas. Do outro lado do município, no povoado Canal e Touro, já na divisa com a Barra dos Coqueiros, braços de manguezais mostram uma natureza exuberante que permite o contato com ela através de passeios de barcos por um bioma ora marinho, ora fluvial. São mais de 14 km de dunas douradas, com vegetação típica litorânea e vista panorâmica da Reserva Ecológica Santa Isabel. A reserva possui 2.776ha e 45 km de extensão de praias e foi decretada em 20/10/88 para proteger delicados ecossistemas costeiros compostos por dunas fixas e móveis, manguezais e lagoas temporárias e permanentes, além da importante preservação das tartarugas marinhas. Foi ali também que o projeto Tamar instalou a primeira sede do país, para proteger, principalmente, a tartaruga Oliva. O projeto está passando turisticamente por reestruturação, mas continua sendo uma base sólida de pesquisas.

Na localidade, o rio forma uma curva desenhando ainda mais a beleza da região. É por uma caminhada de pouco mais de 2h, beirando uma séria de dunas, que se tem a impressão de estar em regiões bem mais famosas, como as de Natal ou Fortaleza, apesar da pouca estrutura turística da paisagem sergipana. Como as dunas famosas das regiões descritas, os paredões de areia também viram escorregadores até as águas do riacho, proporcionando a pratique sandboard e skibund, surfe na areia realizado por meio de uma prancha simples.

Lagoa Redonda. Pirambu Sergipe.
Lagoa Redonda. Pirambu, Sergipe. Foto por divulgação.
Lagoa Azul. Pirambu Sergipe.
Lagoa Azul. Pirambu, Sergipe. Foto: Rogerio Brandão.
Dunas na Reserva Ecologica Santa Izabel
Dunas na Reserva Ecológica Santa Izabel - Foto por divulgação.

O passeio continua entre as dunas e caminhando sobre elas, percebe-se o barulho da denominada cachoeira do Roncador, que fica a pouco 1km de distância do mar. O poço formado pela queda d’água não é tão fundo, porém há um degrau formado por pedras onde o banho de cachoeira causa bem-estar e sensação de liberdade. O passeio não acaba por aí. Depois de revigorar as energias, a volta é bastante agradável com a contemplação das paisagens.

Na  Lagoa Redonda, um complexo de bares, chalés, além de uma grande área de camping entre coqueirais e árvores frutíferas, pode ser o primeiro refúgio para descasar e recarregar as energias. Passa-se um rio pela propriedade e a lagoa que nomeia o lugar realmente é redonda e muito visitada nos fins de semana por turistas da região, ávidos por diversão.

Camping Lagoa Redonda
Camping Lagoa Redonda - Foto por divulgação.

No povoado Canal, já na direção de Aracaju após a ponte que corta o rio Japaratuba, a localidade tem atraído bons restaurantes com comidinhas caseiras e regionais. Galinha de capoeira, frutos do mar, peixes, catados de crustáceos, a ostra fresca retirada no momento e o guaiamum cevado também são boas iguarias, além do café da manhã no restaurante Meu Veio, à beira de um braço de mangue que concede uma rusticidade em ambiente agradável. Há também passeios de caiaque e de barco partindo a ser negociado no restaurante. Sem sombra de dúvida, os povoados Canal e Touro tem se destacado na gastronomia local.

Na sede municipal, os pastéis e as peixadas do restaurante Rio Mar, na orla de Pirambu são bem apreciados. No Pirambeleza, pratos mais elaborados são servidos aos visitantes, como o camarão tropical servido no abacaxi.

Quebradinho de Caranguejo
Quebradinho de Caranguejo - Foto Silvio Oliveira.
Ensopado de Marisco
Ensopado de Marisco - Foto por Silvio Oliveira.
Ostra
Ostra - Foto por Silvio Oliveira.

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Garanta 10% OFF

Cadastre seu email e receba seu cupom de desconto.

* Consulte as condições em nossa central de reservas.
* Promoção sujeita a alteração e disponibilidade.

Abrir chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
FOTOS