Conheça Neópolis em Sergipe

Seja bem vindo(a) à Neópolis, município do estado de Sergipe,  localizado  ao leste de Sergipe no baixo São Francisco, onde o rio se aproxima do mar, distante 121 km da capital  Aracaju.  Está a uma altitude de 30 metros  e possui uma área de 249,9 km². É considerada a capital sergipana do frevo, mantendo a tradição do bloco Zé Pereira durante os carnavais.

Praca Central de Neopolis.
Praça Central de Neópolis. Foto por divulgação.

O município de Neópolis foi fundado com o nome de Santo Antônio de Vila Nova, elevado à categoria de freguesia em 18 de outubro de 1679. As terras foram doadas a Antônio de Britto Castro, pelo rei de Portugal, com o compromisso de serem construídas no local 30 casas, cadeia, pelourinho e casa de câmara. Em 1733, a povoação foi elevada oficialmente à categoria de vila com a denominação de Vila Nova Del Rei. Em 1817, ela perdeu quatro quintos do seu território para a criação da freguesia de Santo Antônio do Urubu de Baixo, hoje Propriá. Em 23 de novembro de 1910, a vila é elevada à categoria de cidade, através da Lei estadual 583, com a mesma designação de Vila Nova, sendo seu primeiro prefeito Antônio Ataíde. O decreto-lei nº 272, da Interventoria Federal no Estado, de 30 de abril de 1940, dá à cidade a designação de Neópolis.

Vista aerea de Neopolis. Foto por divulgacao.
Vista aérea de Neópolis. Foto por divulgação.

Neópolis é uma palavra formada pela junção de dois termos originários do grego néos (νέα) = novo e pólis (πόλις) = cidade que em tradução livre para a língua portuguesa significa Nova Cidade. Neópolis possui uma densidade demográfica 69,58 hab/k e um população de cerca de  18.668 pessoas  segundo último censo do IBGE de 2010. O município tem uma econômia baseada na plantação de cana-de-açúcar, mandioca, arroz e feijão, além da criação de gado de corte e de leite, da pesca e do turismo. Neópolis tem um carnaval famoso, que aquece o comércio local e é considerado, também, uma fonte de renda, em função do aluguel de casas para quem chega para a festa.

Bloco Ze Pereira em Neopolis.
Bloco Zé Pereira em Neópolis. Foto por divulgação.

Falar do carnaval de Neópolis é falar do Zé Pereira, o mais tradicional bloco carnavalesco que atrai uma multidão de foliões pelas ruas da cidade possui um dos mais tradicionais carnavais do Estado e do Nordeste. Considerado o 2º. melhor carnaval de rua com o ritmo frevo do mundo, ficando atrás somente do carnaval de Olinda em Pernambuco. É conhecida como a capital sergipana do frevo ou Terra do frevo pela influência da festa popular. O frevo é muito presente na vida dos moradores de Neópolis, a dança faz parte da educação das crianças da região, como forma de preservar a cultura do frevo e do samba de coco na cidade, além de outras manifestações culturais como a capoeira.

Neópolis é a única cidade de Sergipe que tem duas igrejas católicas na mesma praça, uma de frente para a outra. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi a primeira a ser construída. Do século XVII, é considerada uma das mais antigas de Sergipe. Na época da colônia a forca ficava ao lado da igreja. Quando os negros eram condenados à morte iam à igreja de Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros, pedirem perdão e confessar os motivos pelos quais foram condenados à morte. A igreja Santo Antônio foi construída para ser a matriz da cidade substituindo a Nossa Senhora do Rosário, mas em 1813 o inverno foi de muitas chuvas, seu teto desabou e a Nossa Senhora do Rosário voltou a ser a matriz. Em Outubro acontece a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Igreja Nossa Senhora do Rosario. Foto por divulgacao.
Igreja Nossa Senhora do Rosário. Foto por divulgação.
Igreja Santo Antonio. Foto por divulgacao.
Igreja Santo Antônio. Foto por divulgação.

Em Neópolis é possível visitar o Morro do Esquiriguindim. Ele possui uma escadaria de 100 degraus que leva ao topo, onde está a imagem do Padre Cícero, o santo milagreiro do Nordeste. Subir um morro requer disposição e muita fé.

Missa ao Pes das Estatua de Padre Cicero no Morro do Esquiriguindim em Neopolis. Foto por divulgacao.
Missa ao Pés das Estátua de Padre Cícero no Morro do Esquiriguindim em Neópolis. Foto por divulgação.

A economia local é movimentada por um projeto de fruticultura irrigada, que ocupa  10.500 hectares de área plantada. São cultivadas diversas frutas como laranja, limão, tangerina, manga e a produção média anual é de 180 mil toneladas por ano. A cultura mais representativa é a de coco. Trata-se da maior plantação do nordeste, ao todo são colhidas quase 100 mil toneladas por ano, entre coco híbrido e anão. Quase toda a produção é exportada.

Plantacao de coco. Foto de Ascom Cohidro
Plantação de coco. Foto de Ascom Cohidro

Referências:

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Garanta 10% OFF

Cadastre seu email e receba seu cupom de desconto.

* Consulte as condições em nossa central de reservas.
* Promoção sujeita a alteração e disponibilidade.

Abrir chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
FOTOS