Seja bem vindo(a) à Estância, município ao Sudeste do Estado de Sergipe, localizado a 66 km de Aracaju. Possui uma população estimada em 69.184 habitantes (Dados IBGE 2019).
O município ganhou esse nome ainda em tempo de povoamento na data de 1621, no século XVII, quando os seus primeiros colonizadores, notadamente, o mexicano Pedro Homem da Costa, por conta da quantidade de propriedade de criação de gado e dos estancieiros.Durante muito tempo, Estância foi subordinada à Vila de Santa Luzia do Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy. Só em abril de 1757, o rei autorizou que realizassem na povoação de Estância “vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais na alternativa dos juízes ordinários”, acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia, então em franca decadência. Em 25 de outubro de 1831, a sede da Vila de Santa Luzia é transferida para Estância. Em 5 de março de 1835, é criada a sua Comarca, e, finalmente, a 4 de maio de 1848, foi elevada à categoria de cidade. A cidade de Estância, denominada por Dom Pedro II como o jardim de Sergipe. A cidade dos sobrados azulejados, das festas juninas e do barco de fogo, ainda possui um belo acervo arquitetônico com mais de 46 casarões coloniais, alguns deles no entorno do denominado Paço Municipal, mas a constante reutilização para lojas comerciais e a ação do tempo sem restauros, tem descaracterizado o patrimônio histórico da cidade, porém, ainda se constituiu num bom destino a ser visto da arquitetura colonial em Sergipe.
Seus primeiros passos econômicos seguiram em direção ao cultivo da cana de açúcar e à criação de gado, devido, ao fator geográfico de estarem entre cortada pelos rios Piauí e Piauitinga, facilitando sobremaneira as duas atividades.
O São João de Estância é reconhecido pelos seus elementos originais, que tornam as comemorações do ciclo junino singulares no Estado de Sergipe que envolve os grupos folclóricos, como a batucada, o samba de coco e o pisa pólvora, a cidade se destaca pela pirotecnia dos fogos, tendo como carro chefe a batalha de buscapés, desde a exibição de espadas até a corrida do barco de fogo, o “astro-rei” dos festejos juninos estancianos. Tudo isso rodeado de deliciosas comidas típicas à base de milho, variadas espécies de licores e muito forró.
A segunda maior festa realizada pela cidade de Estância é o Carnaval. Essa tradição é mantida por meio das gerações com a presença dos blocos carnavalescos, desfiles das Escolas de Samba, cabeçorras e caretas. Nesse período, a animação acontece no centro, em diversos bairros e nas praias, com a realização dos shows, dezenas de blocos de rua e do irreverente bloco Abaisanas, com mais de 4 mil homens vestidos de mulher.
Saindo da sede municipal em direção às praias estancianas, a pouco mais de 20km de distância, ficam os loteamentos Abaís e Saco, que nomeiam as praias locais. A região entrecortada por rios e dunas promove paisagens de belezas e que a partir dos anos 80 passou a despertar o olhar da especulação imobiliária e do turismo para a região. A praia do Abaís possui 20 km de extensão, com águas mornas, areias brancas e ondas médias.
No final do sul do Estado de Sergipe encontramos a praia do Saco. A praia do Saco fica no município de Estância, a 60 km ao sul da capital Sergipana, bem perto da divisa com o estado da Bahia. O título de uma das praias mais bonitas do mundo foi dado pela revista francesa “Grandsvoyageurs”. A praia do Saco é composta por imensos coqueiros de frente para o mar, dunas de areias finas e branquinhas, mar de águas calmas e quentinhas. É um dos passeios mais famosos e recomendados na região.
Não deixe de conhecer o principal cartão postal da região, que é a Ponta do Saco, uma área de manguezal lindíssima onde o Rio Real se encontra com o mar. A segunda melhor atração do lugar são as dunas que entregam um dos mais belos visuais do local. As dunas podem ser conhecidas com um passeio de Buggy (Bugre como é chamado na região), que também pode te levar para conhecer as lindas piscinas naturais da praia do Saco, onde o mergulho em águas mornas é muito relaxante.
Na praia do Saco, ao olhar para o horizonte você verá um banco de areia, também conhecido como Ilha da Sogra, que pode ser visitada por um passeio de lancha.
A partir da praia do Saco, atravessando o Rio Real de barco ou de lancha, pode-se chegar à Mangue Seco, que é uma pequena vila de pescadores e praia, no município de Jandaíra, estado da Bahia. Este é um passeio que aconselhamos conhecer. Esta região é muito bonita. Tanto é que inspirou o escritor Jorge Amado a escrever sua obra “Tieta do Agreste”, e que depois virou novela e até filme da TV Globo.
Outro atrativo turístico muito conhecido em Estância é a Lagoa dos Tambaquis, um paraíso, formado por uma lagoa de águas cristalinas onde é possível nadar e alimentar os peixes tambaquis. A lagoa dos tambaquis atrai visitantes por sua estrutura de bares e restaurantes no seu entorno, onde o banho em meio aos peixes é uma atração.
Referências:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.