Conheça Divina Pastora em Sergipe

Seja bem vindo(a) à Divina Pastora, um município sergipano, localizado  a 39 Km de Aracaju. Na microrregião do Cotinguiba, a pequena cidade de Divina Pastora, Terra da Fé, do Petróleo, da Renda Irlandesa e da Chegança São Benedito, surge lá no alto entre morros e vales

Vista parcial da cidade de Divina Pastora. Foto por divulgacao.
Vista parcial da cidade de Divina Pastora. Foto por divulgação.

Divina Pastora nasceu de um dos 400 currais de gado existentes em Sergipe na época da invasão holandesa a povoação Ladeira, nome dado inicialmente ao município de Divina Pastora, começou a se formar, mas há fatos que podem indicar uma data aproximada. Na época do seu surgimento, pertencia à vila mais antiga da Região Cotinguiba, Santo Amaro das Brotas e quando o vigário Manoel Carneiro de Sá tomou posse da paróquia de Pé do Banco (atual município de Siriri), em 18 de fevereiro de 1700, a freguesia de Ladeira já existia.  A povoação de Ladeira começou com sua independência política quando seu território foi elevado à categoria de vila, por força da Lei Provincial de 12 de março de 1836, com denominação de Vila de Divina Pastora, desanexada do município de Maruim. Passado quase meio século do apogeu do ciclo da cana-de-açúcar e da pecuária, Divina Pastora foi elevada à categoria de cidade, de conformidade com a Lei Estadual nº. 150, de 15 de novembro de 1938.

Igreja Matriz Nossa Senhora Divina Pastora
Vista parcial da cidade de Divina Pastora. Foto por divulgação.

O Censo Demográfico de 2010 registrou uma população de 4.326 pessoas, distribuídos na sede do município e nos Povoados Bonfim e Maniçoba. Estima-se que, em 1º de julho de 2017, a população municipal alcançou o total de 5.058 habitantes. A economia de Divina Pastora está centrada na agricultura, com destaque no cultivo da cana-de-açúcar, mandioca e manga. A criação está centrada nos rebanhos bovinos, equinos, suínos e nos galináceos. O comércio local não tem muita expressividade, há algumas mercearias, bares e pequenos restaurantes. Divina Pastora é considerada a quarta maior produtora de petróleo do Estado, cujo óleo é de boa qualidade. Além disso, o município desperta o interesse de várias empresas de fabricação de combustíveis, principalmente ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Imagem de Nossa Sra. Divina Pastora. Foto por divulgacao.
Imagem de Nossa Srª. Divina Pastora. Foto por divulgação.

O município de Divina Pastora possui características marcantes como a religiosidade do seu povo e o talento natural para o artesanato. A peregrinação que acontece no terceiro domingo de outubro todos os anos é um fenômeno religioso que atrai mais de 50 mil pessoas de todos os estados brasileiros, começou no ano de 1958 pelo Arcebispo Dom Luciano Cabral Duarte com um percurso de 9 km saindo do município vizinho de Riachuelo e finalizando a sede de Divina Pastora. 

A Renda Irlandesa produzida em Divina Pastora conferiu o Título de Patrimônio Cultural do Brasil no dia 27 de novembro de 2008. É um tipo de renda de agulha, dentre as muitas existentes no Brasil. Combina uma multiplicidade de pontos executados com fios de linha tendo como suporte o lacê, produto industrializado que se apresenta sobre várias formas, sendo o fitilho e o cordão os mais conhecidos na atualidade.

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Abrir chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
FOTOS