Conheça Brejo Grande em Sergipe

Seja bem vindo(a) a Brejo Grande, município do estado de Sergipe. Localizado no extremo nordeste do estado, em zona de planície litorânea, junto à foz do Rio São Francisco. Distante a 137 km de Aracaju fica às margens do rio São Francisco. Segundo censo de 2010, a população era de 7.742 pessoas com população estimada para o ano de 2020 de 8353 habitantes.  As principais receitas da cidade são a agricultura (cultivado e comercializado o arroz, coco e a exploração do petróleo) e na pecuária de bovinos, equinos, ovinos e suínos. Existe ainda uma avicultura pouco desenvolvida. 

Praca e Igreja Matriz da Cidade de Brejo Grande. Foto por divulgacao.
Praça e Igreja Matriz da Cidade de Brejo Grande. Foto por divulgação.

Em 1824, nos terrenos alagadiços perto da foz do São Francisco, migrantes alagoanos, pernambucanos e cearenses se estabeleceram e com o apoio do Barão Bento de Melo fundaram o povoado de Brejo Grande. Em 1826 houve no local um movimento pró-república, graças aos imigrantes pernambucanos que vieram para o povoado, mas que foi logo contido. Em dois de outubro de 1926 foi desmembrado de Vila Nova (atual Neópolis) e elevado à categoria de cidade, com a denominação de São Francisco. Em 1943 passou a chamar-se Parapitinga e somente em 1954 voltou a denominar-se Brejo Grande.

Vista aerea da cidade de Brejo Grande. Foto por divulgacao
Vista aérea da cidade de Brejo Grande. Foto por divulgação.

A visita ao município de  Brejo Grande é recomendado para quem gosta do contato com a natureza, de deixar o templo fluir sem pressa e para quem quer apreciar a boa mesa à base do caranguejo, do siri, do aratu e da tilápia e carapeba.

A culinaria baseia se em pratos com crustaceos e mariscos. Foto por divulgacao.
A culinária baseia-se em pratos com crustáceos e mariscos. Foto por divulgação.
foto 1
A palha do ouricuri é a matéria-prima mais comum no artesanato local. Foto por divulgação.

Brejo Grande é cenário de belezas privilegiadas com ilhotas fluviais e exuberante diversidade da fauna e flora brasileira. O município tem um grande potencial turístico ainda preservado. Os barcos ou catamarã partem de Brejo Grande rumo à Foz do Rio São Francisco, onde todo mundo quer ver o encontro do rio com o mar, onde é possível ver a ponta do farol do cabeço no povoado abandonado. Além de conhecer a povoada Terra Vermelha que proporciona a experiência de banhos em água doce com um cenário tipicamente sergipano e de Saramém que possui ilhotas, dunas e uma vila de pescadores esbanjando beleza natural e experiência memorável.

Farol do Cabeco. Foto por divulgacao.
Farol do Cabeço. Foto por divulgação.
Foz do Rio Sao Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas. Foto por Divulgacao.
Foz do Rio São Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas. Foto por Divulgação.

A Foz do São Francisco é um atrativo turístico que vale muito a pena conhecer ao visitar Sergipe. Incluindo uma paisagem paradisíaca com muito sol, águas cristalinas e dunas, é sem dúvidas um dos destinos mais bonitos do estado. Não é por menos que o Filme Deus é Brasileiro foi gravado nesta região. Para chegar até a Foz é necessário pegar uma embarcação na cidade de Brejo Grande – Sergipe. Navegando até a Foz é possível avistar o antigo farol do povoado do Cabeço, um ótimo lugar para caminhar por dunas e banhar-se no encontro das águas.

Dunas da Foz do Sao Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas
Dunas da Foz do São Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas. Foto: Receptivo Aju

O passeio pelo rio dura aproximadamente uma hora e tem como destino final um banco de areia que é rodeado por dunas, é o limite onde é permitido pelos órgãos fiscalizadores, uma vez que a região é uma área de proteção ambiental. É nesse momento em que é possível aproveitar o rio e banhar-se, além de admirar a linda paisagem do local.

Divisa de Sergipe com Alagoas.
Dunas da Foz do São Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas. Foto: Receptivo Aju

Ao chegar até o ponto das dunas é possível encontrar vendedores de artesanato, além de barracas para comprar bebidas e comidas típicas do local, como por exemplo: cocadas de diversos sabores (maracujá, coco, goiaba, etc). 

Piscinas Naturais Foz do Sao Francisco. Divisa de Sergipe
Piscinas Naturais, Foz do São Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas. Foto: Receptivo Aju.
Artesanato na Foz do Sao Francisco. Divisa de Sergipe
Artesanato na Foz do São Francisco. Divisa de Sergipe com Alagoas. Foto: Receptivo Aju.

Para se chegar é recomendado ir de carro próprio ou com uma agência Receptivo até o Porto de Brejo Grande, que está a 150 km de distância da capital Aracaju. A viagem dura cerca de três horas até chegar ao destino principal, onde é realizado um passeio de catamarã pelo Rio São Francisco até a Foz. Um passeio imperdível.

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Abrir chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
FOTOS